Home » Área Médica » Quais cuidados devo ter ao me exercitar no verão?

Quais cuidados devo ter ao me exercitar no verão?

Zoom

A+ A A-

Facebook

Twitter

Google Plus

A estação mais quente do ano requer cuidados daqueles que praticam atividades físicas, a fim de evitar problemas como a desidratação.

O verão começa oficialmente em 21 de dezembro no Hemisfério Sul e, com ele, traz inúmeros benefícios, afinal, quem é que não gosta de sol, calor e praia, apenas para citar alguns exemplos? O problema é que a estação mais quente do ano também reserva armadilhas à saúde. Caso você pratique exercícios físicos, algumas orientações são recomendadas a fim de evitar uma série de complicações ao seu organismo.

Antes de iniciar a prática de atividades físicas é necessário fazer uma avaliação médica, o que inclui exames como eletrocardiograma e hemograma. Uma atenção especial deve ser dada a diabéticos e hipertensos, que devem tomar uma série de cuidados.

Escolha do exercício

Uma vez orientada por um profissional, a pessoa deve analisar o seu estilo de vida e avaliar se tem mais aptidão para exercícios aeróbicos, musculação ou se é melhor iniciar com caminhadas.

Hidratação

A ingestão de líquidos, tais como água e isotônicos, deve ser prioridade antes, durante e depois da prática de atividades físicas. É que com as altas temperaturas, o corpo perde mais água e sais minerais — inclusive sódio —, o que eleva o risco de tonturas e mal-estar. Jamais considere nessa lista bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína, já que essas substâncias são diuréticas e aceleram o processo de perda líquida.

Usar roupas leves

É muito importante optar por tecidos que facilitem a secagem do suor e roupas que não apertem o corpo. Quanto ao calçado, um tênis confortável é a melhor escolha.

Horários adequados

Os exercícios ao ar livre não devem ser realizados em qualquer horário. Os mais adequados são no início da manhã, até as 10 horas, e após às 16 horas. Nesses horários, o risco de doenças decorrentes da exposição excessiva ao sol — como câncer de pele — são menores. Além disso, você evita o envelhecimento precoce. Vale lembrar que o horário indicado é o convencional, em vez do horário de verão.

Pele protegida

Saiba que um dos principais aliados da prática de atividades físicas ao ar livre é um bom protetor solar. Informe-se a respeito do fator mais adequado para o seu tipo de pele. Na praia, o cuidado deve ser redobrado, uma vez que a areia branca é refletora dos raios solares e alguns produtos saem em contato com a água, o que requer novas aplicações.

Comentários