Home » Área Médica » Conheça a importância do movimento Novembro Azul

Conheça a importância do movimento Novembro Azul

Zoom

A+ A A-

Facebook

Twitter

Google Plus

Iniciativa de âmbito internacional ajuda a conscientizar sobre o câncer de próstata, tipo da doença que mais afeta os homens.

O objetivo dessa iniciativa, criada na Austrália em 2003, é sensibilizar os homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata/Imagem: Optclean

Assim como as mulheres contam com o Outubro Rosa para conscientizar sobre o câncer de mama, os homens dispõem, logo no mês seguinte, do Novembro Azul, movimento internacional criado para alertar acerca do câncer de próstata – o sexto tipo mais comum no mundo e o que mais afeta pessoas do gênero masculino.

O objetivo dessa iniciativa, criada na Austrália em 2003, é sensibilizar os homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Dessa forma, eles são encorajados no mês de novembro a adotarem medidas preventivas, a exemplo do exame da próstata, que é composto pelo toque retal e exame de sangue PSA. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam um exame da próstata todos os anos.

Durante o Novembro Azul, monumentos e edifícios relevantes são iluminados com a cor azul, que simboliza a campanha. Alguns exemplos: o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Congresso Nacional, em Brasília, e o Elevador Lacerda, em Salvador. Em todo o mundo, boa parte dos homens também deixam o bigode crescer em alusão a data.

Preconceito é empecilho
Embora seja uma doença grave, cerca de 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. É nesse ponto que se encontra o maior desafio: o preconceito. A maioria dos homens evita procurar o médico por temer o exame de toque retal, que, além do câncer, é importante para diagnosticar outros problemas anorretais e da próstata.

Evolução é lenta
Você sabia que o câncer de próstata evolui lentamente? Com isso, os sintomas muitas vezes só acabam observados quando a doença já está em estágio avançado, o que dificulta o tratamento. Os principais sintomas desse tipo de câncer são a diminuição do jato de urina e uma alteração na frequência urinária, que aumenta. Contudo, também pode ser observada alguma dificuldade ao urinar.

Para prevenir a doença, os especialistas recomendam uma alimentação saudável, rica em verduras, vitaminas e cerais. Além disso, é importante evitar gorduras de origem animal e alimentar-se excessivamente de carne. Não fumar, beber moderadamente e realizar atividades físicas também podem ajudar a diminuir os riscos de apresentar o câncer de próstata.

Portanto, fique atento aos sinais do corpo e procure o médico com frequência. Não deixe que o medo ou a vergonha sejam obstáculos para o cuidado com a sua saúde.

Comentários