Home » Área Médica » Saiba quando a colonoscopia é indicada

Saiba quando a colonoscopia é indicada

Zoom

A+ A A-

Facebook

Twitter

Google Plus

Procedimento é considerado seguro e extremamente eficaz na detecção, tratamento e prevenção das doenças.
A colonoscopia é o exame endoscópico do intestino grosso, um procedimento considerado seguro e extremamente eficaz na detecção, tratamento e prevenção das doenças. Mas quando ela é indicada? Basicamente há duas indicações: investigação de sintomas e rastreamento do câncer colorretal.

No primeiro caso, a colonoscopia é recomendada por um médico assistente para investigação de determinados sintomas, como alteração de hábito intestinal e dor abdominal. Antes de ser indicada, o paciente deve ser adequadamente examinado, incluindo o exame proctológico com toque retal, isso porque uma das queixas mais relevantes para a indicação desse procedimento é o sangramento do ânus. Caso isso ocorra, o médico deverá avaliar com cuidado o quadro clínico, considerando fatores como idade e história familiar de câncer de intestino grosso.

Já na segunda situação, o exame é realizado para rastreamento – detecção de uma eventual lesão em um indivíduo que não tem nenhuma queixa. Essa indicação é baseada no conhecimento que hoje se tem do processo de desenvolvimento do câncer de intestino. Os tumores malignos de intestino costumam se desenvolver a partir de lesões precursoras benignas, chamadas de pólipos, o que pode ocorrer ao longo de um período de anos.

Você sabia que, desse modo, há um intervalo de tempo em que se pode, através da colonoscopia, detectar e retirar um pólipo antes que este tenha a chance de se tornar um tumor maligno? Com isso estaremos fazendo efetivamente a prevenção do câncer colorretal.

Recomendação

Toda a pessoa assintomática deve se submeter a alguma forma de rastreamento do câncer de intestino aos 50 anos de idade. Embora existam outras modalidades de exame (pesquisa de sangue oculto nas fezes, retossigmoidoscopia, etc), a colonoscopia é amplamente reconhecida como o método mais eficaz de rastreamento. Levando-se em conta essa lógica, a colonoscopia deveria ser oferecida a todos os indivíduos acima desta faixa etária.

No entanto, especialistas ressaltam que para indivíduos que tenham na família casos de câncer de intestino grosso a colonoscopia pode ser necessária antes dos 50 anos de idade. Em tais situações, o momento certo de realizar o exame deve ser orientado pelo médico, considerando fatores como a idade e o número de parentes que tiveram câncer de intestino.

Você sabia?

Normalmente, a colonoscopia é realizada sob sedação para o conforto do paciente, o que permite ao médico a identificação, diagnóstico através de biópsia e, eventualmente, a retirada de lesões intestinais.

Comentários