A Cápsula Endoscópica de Delgado é um exame não invasivo, indolor que não requer sedação nem internação hospitalar, e praticamente não oferece riscos. Este método diagnóstico permite ao médico examinar o intestino delgado, o qual inclui as três porções ( duodeno, jejuno e íleo ), habitualmente não alcançadas ou não avaliadas completamente pela endoscopia tradicional ou colonoscopia
A Cápsula Endoscópica é engolida e passa naturalmente através do seu trato digestivo enquanto transmite imagens de vídeo a um gravador de dados usado no seu cinto por aproximadamente oito horas. Ao final do procedimento você retornará ao consultório e o gravador de dados é removido para que as imagens do intestino delgado possam ser transferidas para um computador onde serão processadas e convertidas em um filme digital por meio de um software específico para a revisão e laudo do médico.
Você estará apto a beber líquidos claros depois de duas horas e fazer uma refeição leve após quatro horas da ingestão da cápsula a menos que seu médico o instrua o contrário. Você deve evitar atividades físicas vigorosas como correr ou saltar durante o exame.
“Esse é o método mais eficaz para análise do intestino delgado. Com ele, é possível investigar pequenas lesões que não eram encontradas por outros exames, como pólipos menores que 5 mm e lesões vasculares sangrantes”.